-
Arquitetos: Ney & Partners, William Matthews Associates
- Ano: 2019
-
Fotografias:Hufton & Crow, David Levene, Jim Holden
Descrição enviada pela equipe de projeto. Abrangendo um declive de quase 58 metros e com uma fenda assustadora no meio, a ponte segue a rota original, uma estreita faixa de terra, há muito perdida pela erosão entre a porta principal do século 13 no continente e o pátio na ilha que se projeta para o mar. Tão significativo foi este cruzamento histórico que deu origem ao nome do lugar, Cornish Din Tagell, que significa "a Fortaleza da Entrada Estreita".
O estudioso medieval Geoffrey de Monmouth escreveu que essa ponte terrestre era tão estreita que “três homens armados seriam capazes de defendê-la, mesmo se você tivesse todo o reino da Grã-Bretanha ao seu lado”. Diz a lenda que o Rei da Grã-Bretanha, Uther Pendragon, transformado pelo mago Merlin na imagem do Duque da Cornualha, entrou furtivamente nesta passagem para o castelo onde passou a noite com a esposa do duque, Ygerna, que mais tarde deu à luz para o futuro Rei Arthur. Richard, conde da Cornualha, ficou tão impressionado com o mito arturiano que nas décadas de 1230 e 1240 ele construiu um castelo em Tintagel, com a ponte de terra como parte integrante de seu projeto.
Essa travessia desapareceu no século 15 ou 16, mas agora o Patrimônio Inglês a restaurou, substituindo a rocha, terra e grama originais por uma passarela de aço, pedra local da Cornualha e carvalho. Construída em Plymouth e projetada pelos engenheiros da Ney & Partner e William Matthews Associates Architectural Practice, a ponte consiste em dois balanços independentes de aproximadamente 30 metros de comprimento cada, que se estendem de ambos os lados e quase se tocam no meio.
No centro da ponte, uma abertura estreita (40 mm) foi projetada para representar a transição entre o continente e a ilha, o presente e o passado, a história e a lenda. A elegante ponte complementa a paisagem deslumbrante e revela ao visitante a história do local.
O Castelo Tintagel recebe quase 250.000 visitantes todos os anos e a nova passarela ajudará a reduzir o congestionamento, especialmente nos períodos de pico, e fornecerá uma rota sem degraus para a ilha, ajudando mais pessoas a visitar o castelo.
A ponte no Castelo de Tintagel faz parte de um programa maior de 5 milhões de libras em obras do English Heritage, que inclui a melhoria das trilhas ao redor do local, ajudando a limitar o impacto dos visitantes na arqueologia e ecologia únicas do castelo.